3 dicas de como ter orquídeas sempre floridas

 

 

 

 

Cultivar orquídeas deixou de ser apenas uma simples atividade de jardinagem e tornou-se uma verdadeira arte, onde é preciso entender sobre os tipos de espécies, algumas técnicas e conhecimentos mais avançados visando um ótimo resultado: o florescimento constante da orquídea.

 

Muitas pessoas desejam saber como ter orquídeas sempre floridas, no entanto não costumam achar essas informações muito fácil, mesmo que algumas técnicas sejam bem comuns, como a rega certa.

 

Se você deseja entender mais sobre como ter orquídeas sempre floridas, acompanhe esse artigo com 3 dicas importantíssimas (e bem simples).

 

Dicas para ter orquídeas floridas

 

  • A hidratação correta é a dica mais importante

 

Não tem jeito, se você deseja saber como ter orquídeas sempre floridas, a resposta está na forma certa de regá-la.

 

Esse é um cuidado bem especial porque vai depender de muitos fatores, que são:

 

  • A espécie de orquídea que você está cultivando
  • O tipo de vaso em que ela está plantada
  • A temperatura e o clima comuns na região onde você vive

 

O certo é saber, primeiramente, qual a periodicidade certa para fazer a rega da espécie de orquídea que você cultiva.

 

Algumas, naturalmente, exigem menos água e podem ser regadas apenas poucas vezes por semana, enquanto outras necessitam da rega diariamente.

 

Entretanto, o tipo de vaso (pois alguns retém mais umidade e outros menos) e a temperatura da região onde você vive (mais fria ou mais quente e seca) tem uma influência muito importante também no tempo certo para regar a orquídea.

 

Por exemplo, se você cultiva uma planta em um vaso de plástico e em uma região fria, essa orquídea vai precisar ser bem menos regada do que uma plantada em vaso de barro em um local mais quente.

 

Uma boa dica é observar sempre a umidade do substrato da orquídea, pois se estiver seco, é preciso regar a planta para impedir que ela seja prejudicada.

 

O cultivador que deseja entender como ter orquídeas sempre floridas regando-a da forma certa, precisa saber que alguns especialistas indicam a imersão da orquídea de vaso em água para hidratar de acordo com a vontade da planta, enquanto outros indicam borrifar água no caule e nas folhas (mas não nas flores).

 

 

  • Adubar para florescer

 

As pessoas que gostariam que suas orquídeas florescessem o ano todo podem utilizar uma dica importantíssima, que é o uso dos adubos especiais.

 

Existem diversas marcas no mercado, tanto orgânicas, como também inorgânicas.

 

Apesar de muitas pessoas virarem a cara sobre o adubo inorgânico, ele também poderá ajudar a sua orquídea a florescer por mais tempo durante o ano, sem trazer problemas, desde que utilizado corretamente.

 

O adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio) é o um dos mais conhecidos para uso em plantas, e existem marcas específicas para floração das orquídeas, como é o caso do NPK 10-30-20.

 

Se você quer uma boa dica sobre como ter orquídeas sempre floridas, saiba então que a aplicação desse adubo não pode ser diretamente na planta, devendo ser colocada apenas na terra do vaso e, no máximo, duas vezes por mês.

 

 

  • Pragas atrapalham

 

Se você colocou em prática as duas dicas anteriores, é preciso ficar de olho para que esta última não atrapalhe seus planos.

 

Para quem quer saber como ter orquídeas floridas o ano todo, um aspecto muito importante a observar são as pragas.

 

Essas pragas podem ser insetos, que podem sugar a seiva da planta ou se alimentar das flores, ou ainda bactérias e fungos, que agem levando as orquídeas a desenvolverem doenças, o que pode secá-las, ou pior, matá-las.

 

Se você deseja ter orquídeas o ano todo, é preciso ficar atento ao primeiro sinal de que surgiu alguma praga na sua planta, pois quanto antes tratá-la, melhor.

 

Essas pragas costumam atacar, principalmente, as raízes, onde encontram mais substâncias para usar, mas também podem estar em outras partes, como nas folhas e nas flores.

 

As pragas podem ser retiradas por meio manual, fazendo uma espécie de colheita, ou utilizando produtos químicos, mas é bom ficar de olho para que eles não tenham efeito danoso sobre a orquídea, o que também irá atrapalhar a sua floração por mais tempo.

 

Conclusão

 

Como você pôde ver, aquelas pessoas que estão em fase de aprendizado sobre como ter orquídeas sempre floridas, precisam estar atentas a aspectos como a hidratação correta, o uso do adubo específico para floração e ao combate prematuro de possíveis pragas que surjam.

 

Por mais que seja muito difícil fazer as orquídeas florescerem o ano todo, é sempre possível através de muito conhecimento, dedicação e cuidado.

 

O cuidado, que já deve ser grande com as plantas dessa família, devem ser redobrados quando a ideia é manter uma floração mais longa e bela.

 

Tem mais alguma dúvida sobre como ter orquídea sempre florida? Deixe seu comentário para que eu possa ajudá-lo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *