Criar uma orquídea é o desejo de muitos apreciadores de plantas, entretanto, antes de iniciar essa nova empreitada, é preciso aprender mais sobre como cuidar de uma orquídea.
É comum alguns erros bobos, até entre os mais experientes cultivadores, que passam batidos por serem menos importantes do que outros, o que não quer dizer que não devem ser levados em conta.
Para você que deseja entender melhor sobre como cuidar de uma orquídea, fique atento a esses 3 erros comuns, e bem bobos, que as pessoas insistem em cometer.
Erros ao cuidar de uma orquídea
1-Escolha errada do vaso
Muita gente que resolve ter orquídeas em casa, seja iniciante ou que já tenha alguma experiência, costuma não saber que a escolha do vaso é imprescindível na saúde dessa planta.
Por isso mesmo, essa é uma das primeiras dicas dos especialistas de como cuidar de uma orquídea: escolha bem o local onde ela irá morar.
Os vasos de barro costumam ser os preferidos, tanto pela sua beleza, como pelo menor risco de quedas devido a ventos ou movimentos mais bruscos.
Muitas pessoas, porém, optam pelos vasos de plástico, mais baratos, mais fáceis de manusear e que contam com uma diversidade de cores.
Entre os dois, escolha o vaso de barro, visto que ele possui poros que permitem à planta respirar melhor, além de aumentar a eficácia da drenagem da água, evitando o acúmulo de umidade e estragando a orquídea pela raiz.
Caso você resolva cultivá-la em um vaso de plástico, tome cuidado com a quantidade de vezes que a rega e a quantidade de água que usa, justamente como meio de evitar apodrecer as raízes da sua linda orquídea.
Uma coisa que você precisa saber sobre como cuidar de uma orquídea é que fará muita diferença levar em conta a espécie que você vai cultivar, qual substrato escolheu e como é o clima da região onde mora, tudo isso apenas para escolher o vaso certo.
2- As pragas e os vasos: um problema até depois de eliminadas
O bom cuidado com as orquídeas é a melhor forma de prevenir que as pragas apareçam na sua planta.
Entretanto, muitas vezes elas surgem, mesmo com todos os cuidados necessários que você tomar.
Os pulgões e as cochonilhas são as pragas mais comuns para quem cultiva orquídeas, e elas podem levar à sua planta a morte.
Algumas dessas pragas podem ser retiradas à mão, outras precisam de defensores químicos para eliminá-las, mas escolha sempre um que não faça mal a planta.
A grande questão é: após a eliminação das pragas, os cultivadores voltam a colocar suas orquídeas no mesmo vaso de antes, o que é um erro!
Uma importante dica de como cuidar de uma orquídea é fazer a troca do vaso após a eliminação das pragas, evitando assim que elas reapareçam.
Seja por algum fungo ou algum inseto, as pragas, muitas vezes minúsculas, podem ficar escondidas, principalmente nos vasos que tem poros, ou então, o excesso de produto utilizado para matar as pragas fica acumulado no vaso e pode fazer mal à planta a longo prazo.
Portanto, o ideal é replantá-la em outro vaso após o surgimento de uma praga, entretanto, muitas pessoas não podem comprar outro vaso, não importa a razão.
Nesse caso, o uso de cloro (ou de produtos que o contenham), seguido da limpeza com detergente neutro, é importante para evitar o reaparecimento das pragas e a completa desinfecção do vaso.
3- Cuidado com os cortes após a poda
Muitos cultivadores que estão procurando informações de como cuidar de uma orquídea, parecem não se atentar a um fator muito importante: o cuidado com o corte após a poda.
O local, que fica exposto após ser cortado, é uma porta de entrada, em qualquer planta, de parasitas externos causadores de doenças, e as orquídeas costumam ser alvo do ataque de bactérias e fungos, que usam esse ferimento para penetrar na planta com mais facilidade.
Sendo assim, é importante que o cultivador utilize algum tipo de cicatrizante que acelere a regeneração desse ponto da orquídea, protegendo a sua saúde.
Existem diversos tipos de cicatrizantes, naturais ou produzidos em laboratório, mas um que faz muito sucesso, e não só para uso nas orquídeas, é a canela, potente anti-inflamatório e antibactericida natural.
Conclusão
Você viu como cuidar de uma orquídea evitando 3 erros bobos que muitos cultivadores ainda cometem.
Manter a orquídea saudável, é um ambiente propício, com as suas necessidades de luz, ventilação e hidratação, além de usar os substratos e adubos corretos é uma ótima forma de manter sua planta sempre bonita e florada.
Surgiu mais alguma dúvida de como cuidar de orquídeas? Deixe sua pergunta nos comentários e ficarei feliz em respondê-lo.