Como Fazer Mudas De Orquídeas Em Casa?

Como Fazer Mudas De Orquídeas Em Casa?

Quem nunca ficou babando quando viu na tv ou sonhou com aquele jardins dos sonhos em sua casa? 

Seja casa ou prédio, é possível ter um jardim lindo, bem cuidado, delicado e de dar inveja.

Uma das plantas que, sem dúvidas, deixam o seu jardim lindo, chique e que são de fácil acesso, são as mudas deorquídeas

Você pode ter mudas de orquídeasde várias cores, tamanhos e formas.

Sem dúvidas, a orquídea é uma das mais queridinhas do mundo das flores. Porém, várias pessoas ainda têm receio de tê-las em casa.

Visto que, as mudas de orquídeas, além de serem consideradas as queridinhas, também são consideradas uma das flores mais delicadas. 

Com isso, várias pessoas acreditam que o trabalho para cuidar sempre será dobrado e que as orquídeas poderiam morrer facilmente. 

Por este motivo, muitas pessoas afirmam que o desejo de ter mudas de orquídeasem casanão passa apenas de um desejo ou preferem comprar já prontas. 

Porém, sem dúvidas, a “vibe natural” do jardim pode não ficar a mesma coisa. Ficando com aquela cara de jardim artificial.

Aqui nesse artigo, você saberá tudo o que é necessário para fazer mudas de orquídeasna sua própria casa e como fazer para mantê -las lindas e bem cuidadas e, dessa forma, transformar o seu desejo em realidade. 

Mudas De Orquídeas Por Sementes

Quando se trata de criar mudas de orquídeaspor sementes, é necessário cuidado, atenção, paciência e dedicação. 

Além de serem raras as sementes, são fáceis de perder e se espalhar por se assemelhar a farinha. 

Quando se consegue as sementes de orquídeas, para criar as suas mudas, você pode plantar aleatoriamente ou, para um resultado até rápido e significativo, pode plantar em um vaso perto da planta mãe.  Ou até no mesmo vaso sozinha.

Porém, isso não significa que a sua muda ficará igual a planta mãe.

Mas, vale ressaltar que as sementes de orquídeas são difíceis de ser encontradas.

Para que isso não seja um motivo para você deixar de criar a suamuda de orquídeas em casa, verá outras opções de como criar a sua própria muda de orquídea.

Escolha O Tipo De Orquídea 

Apesar de sabermos que a orquídea é uma flor, ela ainda é um termo bem complexo. Pois, existem vários tipos de orquídeas.

Para fazer as suas mudas de orquídeas em casa, é necessário escolher um tipo de orquídea. Cada tipo possui suas características próprias e cuidados adequados.

Para aquelas pessoas que desejam um espaço completo de jardim, térreo e aéreo, um tipo de orquídea recomendada seria a orquídea vanda.

Para fazer uma muda de orquídea vanda, é necessário que a planta principal tenha, no mínimo de 20 a 25 cm de altura e três raízes. 

A separação da orquídea para criar uma muda, deve ser feita da base da orquídea, pois é na sua base que as orquídeas vanda apresentam os keikis. 

Keikis

Keikis é um termo usado para as plantas bebês originadas de plantas mãe. Esses keikis podem ser originados espontaneamente ou por estímulo.

Você pode realizar essa separação com uma tesoura de jardinagem ou até mesmo com uma faca.

Depois dessa separação, a sua muda deverá ser logo suspensa. Visto que, por ser uma planta aérea, a sua muda de orquídeacrescerá sempre na vertical.

Outra coisa, sabe esse calor que sentimos e precisamos beber tanta água para nos hidratar ? Com as orquídeas não é diferente!

Para hidratar e manter as suas mudas de orquídeas em casabem saudáveis, é necessário molhar bem suas raízes e borrifar as suas folhas.

Já para aquelas pessoas que acreditam que um espaço completo de jardim pode aparentar um menor tamanho e preferem o jardim térreo, um tipo de orquídea que pode ser escolhida é a orquídea Phalaenopsis.

Se uma orquídea Phalaenopsis gerar a nova haste naturalmente, o que geralmente acontece se ela se encontra em em local úmido e com menos luz, você pode cortar pela raiz e acrescentar a um vaso.

No fundo desse vaso, você pode colocar pedrinhas ou rolhas de garrafa. Para que a água possa passar tranquilamente.

Logo após, encaixe bem a sua muda de orquídea no vaso. Como ela pode ter uma raiz bem pequena, você pode optar, inicialmente, por vasos menores.

Ou até mesmo pode utilizar alguns meios para colocar a raiz mais no fundo do vaso. Como por exemplo uma cordinha ou um arame.

Logo depois, pode começar a cuidar da sua muda de orquídea do mesmo jeito que cuida das outras plantas e não esqueça de sempre molhar bem as suas raízes e borrifar as suas folhas.

Conclusão

Já percebeu que você “fazia tempestade em copo de água “ não é mesmo? Não é difícil criar mudas de orquídeas em casae nem mantê-las lindas e saudáveis.

Se for por sementes, tenha o cuidado adequado, paciência e dedicação. Se não for , escolha o tipo de orquídea certo, seja aérea ou térreo.

Agora você já sabe o que precisa para fazer mudas de orquídeas em casae tornar o seu desejo de jardim dos sonhos, em realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *