Não Plante Orquídeas Antes De Ler Este Artigo!

Não Plante Orquídeas Antes De Ler Este Artigo!

Criar uma plantinha pode até parecer uma missão fácil, mas ela requer muito trabalho e paciência. Por isso, elas são conhecidas como plantas delicadas e charmosas.

Cada tipo de orquídeastrás consigo uma especificação diferente, o que acaba confundindo até mesmo as pessoas que tem experiência este assunto.

Caso você queira conhecer as melhores maneiras de iniciar o plantio desta linda planta, sem precisar se preocupar com seu desenvolvimento e com sua morte, basta seguir lendo este artigo para conhecer mais detalhes acerca das orquídeas.

Qual O Melhor Tipo De Vaso?

Aqui, normalmente se encontra as polêmicas que envolvem não só as orquídeas, mas como qualquer plantio. 

Existem uma variedade de vasos específicos para elas, entre formatos e tamanhos.

Sua polêmica gira em torno dos pratos, que normalmente são colocados abaixo das plantas para evitar a sujeira em seu local. 

O problema está na possível falta de oxigenação que ela oferece as plantas e a proliferação de mosquitos na água parada.

Além dessa, ainda temos os vasos de plásticos, que também podem atrapalhar a respiração da raiz de sua orquídeas.

Por isso, prefira utilizar os vasos de barros ou até mesmo de cerâmica, que tem o potencial de deixar a raiz e a terra úmidas por mais tempo.

Onde Plantar?

Cada tipo de orquídeastem uma característica própria, que acaba influenciando o local onde ela deve ficar.

Caso você pense uma opção para ficar dentro de casa, em vasos, é recomendado você fugir das espécies que são originárias em florestas, conhecidas como epifitas. Pois, estas precisam viver em natureza, muitas vezes embaixo de árvores.

Caso você não esteja pensando nesta opção, a melhor solução é o plantio das orquídeas  em um vaso, que pode ser de plástico, barro ou cerâmica.

O local da casa onde ela ficará também depende de sua espécie. Umas precisam de um local mais arejado, outras o local precisa ser úmido, enquanto existem espécies que preferem se acomodar em locais com pouca luz.

Qual A Melhor Posição?

Muitas vezes ao obter as orquídeas, você acaba não percebendo que ela tem brotos pequenos ao seu redor. São justamente esses brotos que definem o lado ideal que ela deve ficar. 

Onde eles estiverem localizados, deve ser o lado do plantio para a frente. Isso porque nesta posição eles conseguiram crescer sem esparrar com o próprio vaso ou danificar sua estrutura.

Após posicioná-la, adube bem para que ela fique firme e que tenha nutrientes a sua espera.

Sobre O Ambiente

É necessário verificar qual a especie de sua planta para poder saber lidar com ela durante o seu plantio. 

Algumas orquídeassão adaptadas de acordo com cada clima, então, caso ela seja de um local onde o clima não condiz com o que você está, será preciso realizar algumas adaptações sobre.

Caso ela seja de um clima frio e você esteja num quente, será preciso o auxílio de um vaso onde haja mais circulação de oxigênio e umidade. 

Para isso, os vasos de barro são ideais. Caso seja uma situação inversa, você precisará de vasos de cerâmica para manter esta planta viva.

Cuidados Com A Planta Antes De Ir Ao Vaso

Ao retirar o que chamamos de orquídeasmãe do vaso, você deve ter algum cuidado com sua rais e folhagem. 

Principalmente para evitar que possíveis bactérias e fungos sejam transmitidos para o novo vaso.

A recomendação é lavar bem a planta em água corrente, retirando toda a terra e assim observando se ela apresenta alguma parte danificada ou manchada, por presença de fungos ou déficit de nutrientes.

Nesta lavagem devem ser retiradas as partes mortas, que são comuns nesta etapa de transição de vasos e replantio. 

Lembre-se que para retirar você precisa de uma tesoura esterilizada e um pouco de canela, para passar na parte danificada e ajudar na sua cicatrização.

De Olho Na Terra Utilizada

Para finalizar, porém não menos importante é escolher bem a terra na qual será feita o plantio das orquídeas.

Essa, precisa conter um bom adubo, para que assim possa nutrir a planta e proporcionar um bom crescimento.

Outro detalhe são os substratos. Eles devem estar ao fundo do vaso e são bastante úteis na formação das orquídeas.

Boas opções envolvem nomes como o musgo verde, a fibra de coco, pedriscos e cascas de pinus.

Conclusão

São muitos os detalhes que envolvem o plantio das orquídeas. Por elas serem de uma espécie delicada, é importante ficar atento a todos os detalhes que envolvem ela antes de iniciar esta etapa.

Por isso, antes de começar o plantio ou replantio, volte e releia todos os tópicos acima, visto a sua importância para manter as orquídeasvivas e nutridas.

No mais, é importante regá-la conforme a sua necessidade e observar caso apareça alguma mancha ou deformidade. 

Após, basta esperar sua época de folhagem para apreciar toda a beleza oferecida pelas orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *